Aos Colegas

Perguntaram-me em que direção o sol nascia… Sinceramente, não sei. Mas sei que existe e faz parte de um tempo. Um tempo que, quando cheguei, estava no início. Hoje, está no fim… E eu gostaria de voltar ao princípio. Não de voltar a conhecê-los, mas sim de aprofundar esse conhecimento.

Somos todos diferentes — no rosto, na fala, no jeito. Mas nos consagramos irmãos ao buscarmos, juntos e com fé, nosso ideal em comum. Aprendemos, uns com os outros, a arte de conviver com democracia, de buscar harmonia em nosso cotidiano. Se nem sempre concordamos, isso também nos ensinou a escutar o outro e a distinguir as vozes — mesmo mais abafadas — no meio da multidão. Por nós muitas coisas já passaram. Momentos bons e ruins. Muitas lágrimas já rolaram, mas todas acabaram em um sorriso. Inúmeras vezes nos surpreendemos uns com os outros… E nos decepcionamos também. Em alguns momentos, quisemos que o curso terminasse logo, e, hoje, daríamos tudo para que não precisássemos nos separar. Enfim, sejamos gratos pelos momentos vividos, pela troca de experiências, pelos choros, risos, farras, pelos estudos, e, principalmente, pelas amizades consolidadas, que, dificilmente, irão se perder. Despedimo-nos, agora, com uma história em comum: somos gestores ambientais.

E a saudade permanecerá para sempre. Até que, um dia, possamos nos encontrar novamente. Em qualquer tempo, em qualquer espaço, em qualquer direção. Mas que sejam vocês!