Mais Mensagens de Convites de Formatura

Mensagem inicial
Tudo começou num encontro inesperado, olhos curiosos, vidas diferentes, em busca de novos desejos e sonhos que agora se tornaram realidade. Tente imaginar nossa alegria quando você receber este convite. Imaginou? Agora tente senti-la… Toda essa alegria é resultado de uma evolução de três bons anos de nossas vidas. Hoje este sentimento nos domina e preenche nossos corações, contagiando a tudo e todos que estão ao nosso lado. Agora estamos no fim dessa jornada fabulosa. Parece que foi ontem… Mas hoje somos Biólogos! Fica a certeza de que valeu o risco de viver intensamente para esse momento único. Estamos nos sentindo pessoas vitoriosas. E nossa vitória está representada neste convite que agora você segura. E esperamos sinceramente que, ao ler as palavras contidas nele, você possa imaginar, ou até mesmo sentir, toda a alegria que estamos sentindo.

Juramento
Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.

Aos pais
Essa etapa de nossas vidas é com certeza uma das mais importantes de nossa história. Sabemos que a alegria mais pura e sincera dessa conquista vem de vocês. Vocês nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, mostrando sempre que dificuldades existem para serem vencidas. Estiveram sempre ao nosso lado, nos apoiando, orientando, fazendo com que nossa trajetória fosse mais fácil, pois a todo instante tínhamos a certeza de que podíamos contar com vocês. Vocês que tantas vezes desistiram de seus sonhos em favor dos nossos. Podemos dizer que parte do diploma que hoje iremos receber pertence com todo direito a vocês. Seus ensinamentos certamente nos abriram as portas do futuro, pois além de termos tido a oportunidade de estudar, levamos uma riqueza ainda maior: o exemplo de vida. Dedicamos essa conquista a vocês! Esperamos sinceramente que possam se orgulhar de nós, pois nos orgulhamos muito de vocês. Obrigada, Pai… Obrigada, Mãe!

A Deus
Por mais que tentássemos expressar nossas palavras para agradecer tudo que tendes feito em nossas vidas, não conseguiríamos. Fizestes-nos rodeados de calor humano e amizade de tantos corações e personalidades diferentes, mas unidos em um único objetivo. Para cada um de nós destes forças quando nos sentíamos fracos, nos fizestes adultos quando agíamos como crianças, nos fizestes valentes quando nos sentíamos derrotados, e nos fizestes persistir quando a vontade era desistir. Sabemos que para cada um de nós, Vós tendes um propósito, e no livro da vida tendes registrado cada passo dado. Hoje estamos prestes a conquistar mais uma vitória, felizes e agradecidos a Vós. Por isso não há palavras e o melhor que temos a fazer é adorar-Vos com o nosso silêncio e, na busca por uma palavra rebuscada, encontramos as mais simples e singelas de todas: estamos infinitamente agradecidos!

Aos que amamos
Agradecemos a todos que entenderam as nossas ausências, dividiram conosco alegrias e tristezas e nos apoiaram em momentos difíceis, pois de que vale uma conquista sem ter com quem compartilhar? De que vale uma vitória sem ter com quem comemorá-la? De que vale a felicidade sem ter com quem dividi-la? Já que sozinho de nada é capaz o ser humano, realmente não seria possível este êxito. Dedicamos aos que sem qualquer esforço amamos, por sua simples presença em nossas vidas, nos mostrando que a verdadeira conquista é amar e sermos amados.

Aos pais ausentes
Como pode ter ausência se me olho no espelho e vejo o resultado de seus ensinamentos e ações, que tanto me fizeram crescer? Como pode ter ausência se tudo que faço ainda me pergunto se seria aprovado por você? Só sei que tenho saudades e sinto falta de seus carinhos… Abraços… De nossas conversas… E, por que não, de seus olhares repreensivos, que me ensinavam de imediato o certo e o errado… Hoje triunfo porque ainda tenho em meu coração e em minha mente os ideais de ser grande e igual a você.

Aos mestres
Ser mestre não é só ter conhecimento, é saber transmiti-lo, é ser amigo, guia e companheiro. É nos tratar como seres capazes e nos compreender individualmente. É estar ao lado de cada aluno instruindo e compartilhando seu caminho.
Àqueles que só trouxeram dificuldades, o nosso agradecimento, pois nos mostraram como jamais deveremos ser. E aos verdadeiros mestres, que trouxeram dificuldades e soluções, mostrando-nos que éramos e somos capazes, nossa eterna gratidão pelos preciosos momentos dispensados em prol de nosso engrandecimento pessoal, cultural e profissional. A vocês, que são abençoados com o dom de compartilhar seus conhecimentos, agradecemos pelo apoio, compreensão e incentivo nos momentos difíceis. Enfim, vocês foram e sempre serão as raízes de nossa vida profissional. Nosso sincero muito obrigada.

Aos animais experimentais
Pequenos, feios e até mesmo nojentos, aceitem nossos agradecimentos por suas vidas, que tanto contribuíram para o enriquecimento de nossos estudos. Aprendemos muito com vocês, pequenos amigos, animais queridos.

Aos colegas
É… tudo passou: as provas, os trabalhos, as aulas práticas. Ufa! Mas é uma pena que, junto com tudo isso, passou também a época de estarmos juntos… De chegar à sala de aula contando as novidades para os colegas, rindo, chorando, contando piadinhas para alegrar a aula… Churrasco do gordo e cervejada no CEM na sexta… Trabalho de campo no sábado.
Não dá pra não ficar triste neste momento… Chegaria mesmo o dia em que cada um seguiria seu caminho. Alívio de uns e tristeza para aqueles que fizeram amizades verdadeiras. Desentendimentos e discussões também fizeram parte de nossa caminhada, afinal, cada um possui qualidades e defeitos, mas com certeza toda essa experiência contribuiu para nosso amadurecimento. Fomos mudando e juntos alcançamos a vitória! Cada momento ficará guardado em nossos corações com gosto de saudade.
Então não vamos nos despedir com um adeus, afinal, nossos encontros não foram por acaso… Vamos nos despedir simplesmente com um “até breve, amigos”!

Ao cadáver
Não tivemos acesso à sua identidade. Por você não foram derramadas lágrimas e nem dado o último adeus. Contudo, você pôde nos dar a oportunidade de conhecer cada parte de seu corpo, de estudá-lo por inteiro, contribuindo de maneira grandiosa para a sociedade, essa que por você passou indiferente. A você, sinônimo de humildade, nosso eterno agradecimento.
Formandas Heloísa Borborema do Couto Reis e Patrícia Gomes da Silva

Mensagem da comissão
Construir um momento único é difícil; agradar a todos, impossível. Formar uma comissão foi uma luta, vencer a batalha então… Ouvimos muitas vezes vozes de discordância, expressando oposição sem querer aceitar responsabilidades. Erros, acertos, decepções, cansaço, alegrias, decisões importantes… Hoje fica uma amizade entre nós. Àqueles que buscaram ajudar, nossa eterna gratidão; aos que só trouxeram obstáculos, somos gratos também, pois nos deram força para vencer e eis aí a nossa vitória. Hoje não temos dúvida de que tudo valeu a pena. O dever está cumprido. Pedimos desculpas por nossos momentos de rigidez buscando fazer o melhor. Agora só nos resta saborear mais essa vitória!

Mensagem final
Ficam para trás os olhares estranhos no dia do vestibular… A concorrência.
Ficam para trás as colas no dia da prova… A improvisação na entrega dos trabalhos… O nome colocado de última hora (muitas vezes escondido)… Ficam para trás o esforço para chegarmos aqui, as estradas ruins, as caronas, as quedas de moto, os carros atolados e até mesmo as “pontes que caíam” para ir embora mais cedo… Fica para trás “aquele grupo que eu não me encaixo”… A “nata”, o “soro”… Ficam para trás a antipatia (ou simpatia) por certo professor, as dependências, as viagens juntos… Fica para trás assinar o nome do colega na lista de chamada… Colocar o nome no grupo… Fazer a prova em dupla com quem estudou… Fica para trás a vontade de ficar em casa sexta-feira à noite… De ir àquela festa. O cansaço, as matérias difíceis, a vontade de desistir, as brigas, as risadas, as “enquetes”… Tudo o que marcou nossa turma… Fica para trás, porque o tempo não volta para revivermos esses momentos. Porém não ficarão para trás as lembranças que carregaremos conosco, algumas das quais com o tempo esqueceremos, mas outras que nunca sairão dos nossos corações.