Inspire-se nas Mensagens para Convites de Medicina

 

Mensagem inicial

Meus queridos novos médicos, na anatomia da vida que levarão, no exercício da Medicina, desejo ardentemente que seus cabelos embranqueçam com dignidade, atestando os inúmeros obstáculos vencidos. Que seus cérebros possam assimilar o conhecimento necessário para exercer, com segurança, esta profissão. Que seus ouvidos ouçam, com paciência infinita, os desabafos e queixas daqueles que carecem de atenção. Que seus olhos consigam enxergar a serpente venenosa da doença, escondida na vegetação dos sintomas e sinais. Que possam chorar com o sofrimento alheio e brilhar com a alegria da cura. Que seus lábios calem, para sempre, os segredos revelados em surdina e que suas bocas sejam, sempre, fontes inesgotáveis de incentivo e conforto. Que seus pulmões soprem o alento da vida naqueles que a morte veio rondar. Que seus braços possam abraçar com carinho e amparar aqueles que sucumbam à enfermidade. Que suas mãos possam sentir, na palpação, moléstias escondidas no mistério do abdome. Que possam, também, afagar a cabeça de uma criança e enxugar as lágrimas dos aflitos. Que estejam sempre estendidas… Que suas pernas possam levá-los aos mais distantes recônditos para atender aos que necessitam. Que seus corações estejam sempre cheios de amor, muito amor, pois ele sempre deve fazer parte da receita. E, principalmente, que todos sejam, sempre, instrumentos da energia divina que será usada para aliviar e curar.

 

 

Juramento

“Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei de minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário”.

(Hipócrates, 450 a.C.)

 

A Deus

Obrigado Deus, porque foi o Senhor quem nos deu todas as condições e oportunidades de estudar e aprender e, agora, pela Sua graça, podemos colher os primeiros frutos. Hoje é um dia de comemoração, pois foram anos de uma árdua caminhada de lutas e sacrifícios, mas, em todas as horas, o Senhor providenciou força e sustento. É por isso que Lhe louvamos e reconhecemos a ação poderosa da Sua soberana mão e vontade sobre as nossas vidas. Neste dia passamos para uma nova fase do nosso trabalho. Sabemos que o mundo nos espera, crendo que seremos fiéis e dedicados a esta vocação que o Senhor nos deu. Pedimos, mediante o compromisso que assumimos, que o Senhor nos auxilie a obedecer, não obstante às adversidades que venham a surgir, o ensino das Suas palavras, exercendo plenamente o ofício desta vocação, mas sempre submissos à Sua santa e divina vontade. Auxilie-nos, pois queremos honrá-lo com a nossa capacitação profissional, com os conhecimentos que adquirimos e com as novas graduações que havemos de conseguir. Deus, ajude-nos para que o título que agora recebemos não nos faça esquecer de que somos servos e devemos ser humildes e dependentes do Senhor. A Cristo, toda a glória. Amém.

 

Aos pais

Fazer uma homenagem e um agradecimento aos pais é algo considerado, ao mesmo tempo, uma tarefa fácil e difícil. Fácil porque sabemos que com um simples “obrigado”, um “valeu” e um olhar de gratidão já poderíamos dizer muito. Por outro lado, existe a parte difícil, que é tentar encontrar as palavras corretas para expressar todo o sentimento de gratidão e admiração por tudo o que vocês já fizeram por nós. Por amor vocês compartilharam das nossas preocupações e dos nossos medos. Por amor vocês choraram e sorriram conosco, mantendo-se sempre ao nosso lado. O tempo passou e, pouco a pouco, nós fomos aprendendo com vocês, nossos queridos pais, a dar as respostas que a vida nos cobrava. Queremos agradecer, profundamente, pelo exemplo que sempre tivemos de vocês. Agradecer por estarmos vivos. Quantos, por falta de mãos protetoras, não tiveram chance de viver! Agradecer pela vitória dos primeiros passos, pelo amparo nos tropeços. Quantos caem sem poder levantar! Agradecer o acompanhamento em nossos estudos. Quantos não sabem ler! Agradecemos a vocês por fazerem de suas vidas um grande exemplo para nós. Dedicamos a vocês, pais, que sempre estiveram dispostos a fazer qualquer sacrifício por nós, mais essa conquista. Bem, como já dito, expressar o que sentimos é difícil, então terminemos do jeito fácil: muito obrigado! Valeu! Nós amamos vocês.

Aos Pais Ausentes

Por anos e anos lhe procurei e me lastimei pela sua falta. Hoje, nesta ocasião tão especial, não seria diferente. Não poder dividir com você esse momento e não ver em sua face a alegria da minha pequena vitória é tão decepcionante que chega a abrandar minha felicidade no dia de hoje. Em tantos momentos precisei do seu colo, do seu apoio e do incentivo que nunca me faltou… E como isso fez falta! Se hoje não tenho seu abraço, seu afago e seu semblante de felicidade pelo filho que passou por mais uma etapa da vida, tenho, sim, muita certeza de que minha vitória é sua vitória e isso só condensa a atmosfera de saudades em que vivo. Então busco lembranças dos nossos momentos juntos e percebo que você está tão presente em meu coração quanto antes e que deve estar, sim, com muito orgulho de ver seu filho aqui, realizando mais este sonho. Não existe forma de descrever sua ausência, mas, sem fazer força, imagino você dizendo: Esse é meu filho. Parabéns, filhão!

Aos que Amamos

Neste momento tão sublime agradecemos a Deus por vocês fazerem parte de nossas vidas e permitirem que cada abraço seja sinônimo de paz e segurança. Vocês estenderam as mãos mostrando sempre que seríamos capazes de chegar até aqui. Muitas vezes sem saber, foram a inspiração que trouxe determinação para esta conquista, tornando nossa caminhada mais amena, mais bela e alegre, dando sentido a ela e à nossa existência. Obrigado por estarem sempre conosco, apoiando-nos, enxugando nossas lágrimas, dando força, sorrisos e não nos deixando desistir. E obrigado por não exigirem nada em troca. Amor: palavra com poucas sílabas, mas com significado grandioso, essencial em nossas vidas. Familiares, amigos, colegas de profissão, namorados, mestres e queridos pacientes, obrigado por ontem, por hoje e por sempre, pois vocês são doutores da escola chamada vida.

Mensagens para Convites de Medicina

Aos mestres

Finalmente concluímos mais uma etapa de nossas vidas, o que nos traz enorme alegria e satisfação. Estamos seguindo novos rumos e nos tornando pessoas ainda mais importantes na sociedade graças a vocês, que nos prepararam para os mais difíceis dos vestibulares: o da vida. Vocês nos guiaram para além da teoria, da filosofia e da técnica. Suas lições incluíram não só ensinamentos, conselhos e experiências, mas, também, compreensão, amizade, e, mais que tudo, vocês nos deram a consciência do valor da nossa profissão. Mestres que têm colocado inteligência e cultura a serviço do ensino — do qual temos ouvido os maiores e melhores conhecimentos —, dizer-lhes muito obrigado é muito pouco e não expressa em plenitude tudo aquilo que queremos. É pena que coisas boas durem pouco… Sabemos, porém, que as sementes deste tempo frutificarão para sempre. Hoje estamos nascendo para um mundo novo. Não mais necessitamos de mãos protetoras, mas de mãos que colham os brotos das sementes por vocês plantadas. Cada um seguirá seu caminho, mas, ainda que o tempo e distância entre nós aumentem, nada poderá afetar nossas lembranças.

Aos Colegas

A amizade e o coleguismo nascem no momento em que uma pessoa diz para outra: “O quê? Você também? Pensei que eu fosse o único!” Há exatamente seis anos, no nosso primeiro encontro na sala de aula, foi esse o sentimento que tínhamos ao olhar uns para os outros. Sabíamos que todos nós teríamos um grande desafio — não apenas em enfrentar uma faculdade, mas, fundamentalmente, teríamos que administrar e superar a saudade da nossa família e dos nossos amigos. A anatomia, a fisiologia e a semiologia, dentre tantas matérias, despertaram em nós um sentimento jamais mensurável — que é justamente o sentimento da arte médica. Com o passar dos semestres fomos sentindo, de forma gradativa, a sensação de nos tornarmos, um dia, profissionais. E esse tão sonhado momento chegou! Juntos aprendemos a aprender, a compartilhar saberes, a olhar criticamente o mundo e a lutar por uma condição de saúde mais digna. A saudade permanecerá para sempre, até que, um dia, possamos nos encontrar novamente. Valeu o sorriso, valeram as lágrimas, valeram as preocupações e valeu cada noite não dormida, porque tudo isso contribuiu para que chegássemos até aqui com a vontade de não mais parar.

Aos Funcionários

Vocês são personagens anônimos da nossa história. Na rotina do dia-a-dia se dedicavam às suas tarefas com entusiasmo e nos proporcionavam o ambiente perfeito para o exercício da Medicina. Ao chegarmos, as portas estavam abertas, as luzes acesas, o ambiente limpo, o material a ser utilizado sempre preparado, lâminas organizadas, peças já dissecadas. O serviço bem feito, o sorriso tímido e a disposição para ajudar não poderiam ser esquecidos. Faltou algo? Sim!!! Faltaram muitos agradecimentos a vocês, que, com apoio e carinho, nos dias mais anônimos e nas horas mais simples, contribuíram para a construção da nossa vida acadêmica. No momento em que as cortinas se abrem para recebermos os aplausos, cabe-nos agradecer aos que ficaram nos bastidores e tornaram possível o nosso êxito.

Ser paciente, em um serviço de saúde, significa receber atendimento. No dicionário, pessoa que está sob cuidados médicos é uma das definições atribuídas à palavra. Por essas informações é possível concluir que, para ser paciente, é preciso receber assistência. Não basta estar doente. Porém, a palavra paciente tem vários sentidos. A origem vem do latim: patiens, de patior — que significa sofrer, suportar, aturar. Entre as várias definições que constam no dicionário, além de resignado, há a que designa vítima e pessoa que padece. Padecer pode ser mesmo uma condição do paciente do serviço de saúde, mas isso não significa que ele tenha que ser paciente no sentido de se conformar. O vocábulo paciente está impregnado com a idéia de agente passivo que busca um auxílio de um profissional — um ser sem ação própria, por assim dizer. O médico, muitas vezes acostumado com os sinais patológicos, olha exclusivamente para os indicadores da doença, esquecendo o indivíduo.

Creio que a nossa responsabilidade como provedores de saúde é tratar o paciente com mais participação, com um olhar humano, uma conversa com palavras amigas, escutando-o com atenção. Tudo isso poderia estabelecer vínculos menos superficiais, aumentando a empatia e a confiança na relação entre médico e paciente. Lembro a vocês aqui, então, que um dos primeiros direitos do paciente é ser identificado pelo nome e não ser chamado pelo nome da doença ou do agravo à saúde. É por isso que agradeço, agora, à dona Maria, que me contou sua história de vida, à dona Rosa, com seu espírito jovem e lutador, à pequena arteira Lúcia, que me ensinou a ter mais paciência, ao senhor Paulo, com seu trabalho simples, mas honesto, e, é claro, ao senhor José, que, nos piores momentos, ainda sorria e dizia: “A vida está boa demais, meu filho”. Obrigado a todos por nos terem aturado durante esse tempo todo de aprendizado e por terem nos ensinado tanto.

Ao Cadáver

Nossa jornada se iniciou com você ali, inerte sobre a maca com um lençol branco envolvendo seu corpo. Em sua face vimos a expressão dos anos vividos — com sua pele pálida e sem brilho, seus lábios tristes, seu peito imóvel e aberto. Ofereceu seu coração para quem nunca soube seus sentimentos. Expôs seu cérebro para quem nunca soube seus pensamentos. Ofereceu suas mãos e pés para quem jamais soube o peso que carregou e os caminhos que percorreu. Vida que se aprende com a morte. Morte que ironiza a vida. Ironiza o corpo que está aqui, corpo que não se decompõe graças ao formol, inimigo dos vermes. Pobre cadáver que nunca se deteriora, nunca volta ao pó, não tem sossego, não tem paz. Mergulhado ali, com tantos outros anônimos sempre à nossa disposição. Em seu último momento nos deu a grandiosidade do ensinamento. Expôs seu corpo ao nosso bisturi sem nada perguntar. Fez-se mestre. Seja qual for a sua história, você se tornou parte da nossa. Foi mais que muitos, porque teve o poder de ensinar em silêncio, doando sua morte em benefício de outras vidas. A você, cadáver, nosso eterno respeito e gratidão!

 

Mensagem da comissão

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançando triunfo e glória — mesmo expondo-se à derrota —, do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta dos que não conhecem vitória nem derrota”.

(Franklin D. Roosevelt)

E, de repente, éramos uma comissão de formatura. Sabíamos que não seria tarefa fácil trabalhar com os diversos sonhos de cada um, mas, mesmo assim, acreditamos e aceitamos o desafio. Hoje podemos dizer: “Ufa! Missão cumprida!” E como é bom dizer isso! Foram tantas reuniões, votações, decisões, tantos números que pareciam ser inatingíveis, tantos desentendimentos e críticas, tantas noites de sono maldormidas… Ao nos depararmos com todos esses “tantos” pensamos, algumas vezes, em desistir. Mas desistir como? Se já imaginávamos o hoje — com tantos sorrisos, “tantas” lágrimas, tanta alegria, tantos abraços de agradecimento… Por todos esses “tantos”, valeu! Valeu pelos dias ansiosos e momentos estressantes, pelas histórias divertidas, pelas reuniões demoradas, pela aprendizagem. Valeu, principalmente, pela amizade construída e fortalecida em meio a tanto trabalho nesses anos de comissão. A vocês, turma, nossa dedicação. Obrigado pela confiança que nos foi depositada. Aos colegas de comissão, a certeza de que tentamos fazer o melhor.

 

Mensagens para Convites de Medicina

 

Mensagem final

“Desejas ser médico, meu filho?

Esta aspiração é a de uma alma generosa,

a de um espírito ávido pela ciência…

Pensaste bem o que será a tua vida?

Deverás renunciar à vida privada.

Enquanto a maior parte dos concidadãos,

uma vez cumprida suas tarefas,

poderá se retirar, tua porta deverá

estar sempre aberta para todos.

Deverás ocultar a alguns pacientes

a gravidade e a outros a insignificância do seu mal.

Porque estas verdades podem feri-los.

Não pretendas enriquecer com esta atividade.

Já te disse: é um sacerdote e não

seria decente a ganância…

Estarás só quando estiveres triste,

só quando estudas, só rodeado de egoísmo humano.

Se estimas o fato de ser pago com o alívio de uma mãe, com o sorriso

daquele que já não sofre, então…

Faz-te médico, meu filho”.

(Conselhos de Esculápio)

 

Acompanhe as Mensagens nas nossas redes:

Nos siga no Instagram, a cada dia uma nova mensagem de formatura

Visite a nossa fanpage no FaceBook

Quem nos segue no Twitter se inspira com a gente.

Nosso site no formato blog Tumblr

https://i2.wp.com/www.mensagemdeformatura.com/wp-content/uploads/2020/09/folha-medicina.jpg?fit=800%2C806&ssl=1https://i2.wp.com/www.mensagemdeformatura.com/wp-content/uploads/2020/09/folha-medicina.jpg?resize=150%2C150&ssl=1Mensagem de FormaturaMensagens CursosMedicina,Mensagens para Convites de Formatura  Inspire-se nas Mensagens para Convites de Medicina   Mensagem inicial Meus queridos novos médicos, na anatomia da vida que levarão, no exercício da Medicina, desejo ardentemente que seus cabelos embranqueçam com dignidade, atestando os inúmeros obstáculos vencidos. Que seus cérebros possam assimilar o conhecimento necessário para exercer, com segurança, esta profissão. Que...Inspire-se aqui